Thursday, December 20, 2007

10º exercício - Ao sabor de Luigi Nono (1968)

5/12/2007

GREVE. GREVE. ABAIXO O REGIME!


Uh Uh! Que medo! Tenho medo.

Eles vêm aí. Vêm aí para nos matar.
Olá!
Já aí estão, ai, ui que medo. Esconde-te. Anda cá, esconde-te aqui. Aqui eles não nos vêem. Estamos no escuro. Shhh, não faças barulho. Calem-se, shiu! Não façam barulho, por favor. Eu não quero morrer. Calem-se, calem-se. Ai. Medo, medo, medo. Shiu. Acho que estou a vê-los, ó meu deus, vão-nos matar a todos. Pânico. Fujam, fujam, fujam.


JUSTIÇA, QUEREMOS JUSTIÇA.


Estou cansada. Estou cansada, já não aguento mais. O que é que foi? Deixa-me. Já vou, já vou. Mas esta gente não se cala? Assim é pior. Shhh, Shhh.

Vêm aí? Vêm aí? A sério?
Tás a rir-te de quê? Deve ter muita piada estarmos quase todos a morrer! Vamos, vamos.
Sim, sim...


ABAIXO, ABAIXO TUDO, QUEREMOS LIBERDADE.


Vamos. Ok, ok, ok.
Cuidado que eles nos ouvem. Pouco BARULHO!
Vou-me embora! Não vás. Aqui não fico, ainda nos descobrem.
Estou cansada. Uf que cansaço. Não sei como vou aguentar isto. É só fugir, é só correr, estou cansada. Quero descanso, quero paz. Viver em paz. Deixem-me, larguem-me.
Lá vêm outra vez, não vou fugir, não vou fugir mais. Ok, já vou.
ESPEREM POR MIM!
Não pode ser, tenho de confrontá-los, porque é que não o faço? porquê? porquê?
É difícil dar a vida, quero viver. Vou fugir. Vamos, vamos. Ai que estes não se calam. dói-me a cabeça, calem-se, assim não vamos conseguir. Se não nos unirmos contra eles, não vamos conseguir.
Assim não vai dar, ai ai. Sim, é isso, é isso. Vamos. Não. Calma. Vai correr tudo bem! Como sei? Não sei. Acredito. Vamos, vamos. Lá vêm eles, vamos. Fujam. Temos de nos esconder. Só assim conseguiremos. Vamos, vamos.
Sim? NÃO! LARGUEM-ME
Fugir, fugir, fugir, fugir
Ai. Quase que me apanhavam
Como irá isto acalmar?
O sino já toca.... e mais uma vez. O que será que está a acontecer? Não percebo nada. Quero saber, quero saber. Isto nunca mais acaba. Estou farta. Sim? Diz? Não percebo. Fala português, não te percebo.
O quê? O quê? O quê?
Não sei, não quero saber. Vou-me embora. Já há torturados. Isto não é para mim! Adeus

No comments: