Thursday, December 20, 2007

11º exercício - percurso






12/12/2007


É quarta-feira. Vou para a tuatara. Sem carro. O metro vai ser a solução. À saída, olho para todos os lados. Nariz no ar, para me situar. À minha esquerda estão 2 bancos, do outro lado da rua, o McDonalds. É por ali que tenho de ir. Páro ainda um pouco e olho a estátua. É fria. Está frio.
Ponho-me a caminho.
Viro à esquerda. Agora é na segunda à direita.
Perdi-me. Não sei onde estou.
Sou atraída por uma montra com antiguidades.
Móveis, brinquedos de criança de lata e de madeira. Lembro-me de ouvir histórias, em criança, do meu pai, e ficar triste, porque ele só teve um carrinho de lata. Mas são mesmo engraçados.
Entrei na loja. Estava lá um senhor tão velhinho como as antiguidades que vendia.
Vestia de preto e o cabelo que lhe restava era branquinho como o algodão.
O senhor fez-me um sorriso simpatico, que transmitu uma segurança imediata. Perguntou-me se desejava ver alguma coisa em especial. Respondi que não. Devolvi-lhe o sorriso.
Constinuo a observar as fantásticas antiguidades que por ali proliferam. Quando olho para trás, o velhinho está a fechar a loja. A porta já está fechada. Começo a sentir-me desconfortável.
Pergunto-lhe se quer que saia. Diz-me que agora a saída é pela outra porta, indicando-ma com a mão tremente.
Dirijo-me para lá. Quero sair.
Saio.
Que raio. Porque me deixou o homem aqui? Não consigo ver nada. Vejo vultos. Não são pessoas, o que é? São montes altos e escuros.
De repente sinto o chão a mexer por baixo dos meus pés. Faz-me cócegas. Mas não tenho vontade de rir. Procuro um isqueiro no meu bolso.
Por debaixo dos meus pés, estão 30 000 escaravelhos, aranhas…. Bichos e mais bichos.
Os montes altos, para os quais olho agora atentamente, estão cercados dos bichos que não param. De um lado para outro, sobem e descem.
Mas porque raio o homem me enfiou aqui.
Bom tenho de encontrar uma saída. Lá vou, pisando mais bichinhos que não pediram a ninguém que os pisasse.
Encontro mais ao fundo do beco uma arcada, de onde saiem umas escadas que descem.
Os bichinhos continuam a abundar no chão. Lá ao fundo vejo uma lanterna. Que bom, posso apagar o isqueiro.

O corredor é estreito, escuro, baixo, atrofiante, asfixiante. Há umas frechas altas. Espreito. Estão lá morcegos. Por estranho que pareça, sossega-me haver vida por ali.
Continuo. Vejo uma porta alta, de madeira maciça. Parece a porta de uma casa senhorial antiga. Deve dar para um hall de entrada gigantesco, com um grande lustre, de cristal, daqueles que parece que vão cair na nossa cabeça a qualquer momento. Hall, este, ladeado de duas grandes salas e uma imensa escadaria para os andares superiores.
Por outro lado, sendo a porta subterrânea, deve dar para a ala dos antigos criados.
Bati à porta na espectativa de ter voltado ao Sec. XVIII e de ser recebida por um lacaio.
Mas a porta entreabre-se com as minhas pancadas. Espreito lá para dentro. Há uma coisa que reparo imediatamente, não há bichos lá dentro. Arrepio-me logo. É uma câmara pequena e estéril. Tem a um canto uma mesa com um livro sobre ela. Espreito o livro. O título “Aproxima-se o fim” põe-me ainda mais ansiosa. Abro o livro. Só tem texto. É um livro religioso. Descanso a fronte, aliviada.
Continuo a olhar pela câmara e vejo uma passagem. É um pouco claustrofóbica. Mas a minha curiosidade incita-me a percorrê-la.

Mais uma porta. Desta vez já não estou a pensar no romantismo do Sec. XVIII. Estou um bocado apreensiva. Bato a esta porta e entreabre-se também. Quando espreito, apercebo-me duma pessoa que me olha sorridente.

Aquela cara não me é estranha.
Tenho um sobressalto.
Oiço-a dizer – Estava à tua espera.

Sou eu! Estou bem mais velha.

Que estranho. Emudeci completamente. Quero escutar-me e observar-me apenas.

Eu, daqui a 10 anos, sorrio; à espera que eu, há 10 anos atrás, me observe.
Eu, daqui a 10 anos, estou com ar de mãe… que horror!, compreenda-se, daquelas mães que não fazem mais nada a não ser chingar a vida aos filhos. A minha carreira? Onde está?
Eu, daqui a 10 anos, sei exactamente o que eu, há 10 anos atrás, estou a pensar. E aguardo. Sei que tenho ar de mãe galinha. Mas sei que não o sou. É só o ar. Consegui ter gosto e gozo nestes últimos 10 anos.
E eu, há 10 anos atrás, olho horrorizada para mim daqui a 10 anos, sem saber, que foi por isso mesmo que hoje, 10 anos depois, estou assim.

Eu, daqui a 10 anos, fujo, a saber perfeitamente o que se vai passar a seguir.

Eu, no presente, corro atrás de mim, daqui a 10 anos, e deixo de me ver. Mas encontro à minha frente uma escadaria que sobe e que vai ter a um jardim. Está lua cheia. A visibilidade é total. Afinal estava mesmo debaixo dum palácio do Séc. XVIII. Estes jardins fazem lembrar os jardins do Minotauro. Pelo menos é como eu os vejo, cheios de arbustos labirínticos.
Felizmente consigo voar. As minhas asas abrem-se com o calor do Luar. Assim não me perco
Vejo uma torre lá ao fundo que me chama. Vou até lá. A janela é muito lá no alto. Resolvo ir a pé. Subo as escadas, e lá em cima encontro um quarto, bem confortável. Ai que sono eu tenho, nem me tinha apercebido. Resolvo, ainda assim, espreotar bem o quarto. Foram tantas as surpresas que já tive hoje. Quero saber o que me reserva este quarto. Vejo um armário vazio. Ao lado está um cofre. Morro de curiosidade. Tento abrir a porta do cofre, mas está perra. Puxo com força. Ok. É um frigorífico, parece que adivinhavam, estou cheia de fome. Pão, queijo e leite. Que bom!

De barriga cheia, encosto-me na cama. Sem dar por ela já estou a acordar e a relembrar o sonho. Terá sido um sonho?

1 comment:

rafael said...

granda cena!, isto assim tudo organizado tem outro impacto.

beijufas